o projeto

o brasileiras não se calam! é um projeto social que tem como objetivo acolher e empoderar mulheres brasileiras imigrantes pelo mundo. somos um projeto politizado, mas não contamos com nenhum tipo de financiamento governamental ou partidário. nosso trabalho só é possível porque contamos com doações e com o voluntariado de outras mulheres. acreditamos que o processo imigratório é melhor vivido em comunidade, e por isso tentamos criar uma comunidade virtual para que mulheres brasileiras imigrantes possam trocar experiências, conhecimentos e atividades, e contribuir ativamente na construção de um mundo mais feminista, decolonial, antirracista, antifascista e anti-lgbtqia+fobia.

nossos valores
somos um projeto feminista:
Defendemos a equidade de gênero, onde todas as mulheres e homens tenham os mesmos direitos, acessos e possibilidades de realizar suas potencialidades. acreditamos na força da coletividade para destruir o patriarcado, o racismo, a homofobia, a transfobia, e qualquer outra forma de violência contra mulheres.
somos um projeto antirracista:
Defendemos a equidade de todas as raças e lutamos contra o racismo em todas as suas formas. Comprometemo-nos a criar espaços seguros dentro do projeto, onde mulheres negras e racializadas possam ser plenamente reconhecidas, respeitadas e valorizadas em suas identidades e potencialidades.
somos um projeto decolonial:
defendemos um mundo verdadeiramente livre, sem nenhum tipo de exploração e opressão de um país e de um povo sobre outro, onde todas as pessoas, independentemente do território de origem, possam ter acesso à educação, saúde, segurança, alimentação e habitação. Rejeitamos qualquer forma de expressão colonial, e buscamos desconstruir estruturas coloniais e racistas e valorizar territórios e culturas historicamente oprimidos.
somos um projeto anti-lgbtqia+fobia:
defendemos que todas as pessoas tenham o direito de exercer suas sexualidades e identidades de forma plena, e Nos posicionamos contra qualquer forma de discriminação e violência contra pessoas LGBTQIA+.

quem faz o projeto
o brasileiras não se calam! é desenvolvido por mariana braz, psicóloga brasileira, imigrante em Portugal há 08 anos, e é realizado por mulheres brasileiras voluntárias que oferecem diversas atividades de maneira gratuita ou a um custo social. em 04 anos de existência, já conseguimos apoiar 324 mulheres brasileiras imigrantes em 10 países diferentes, graças a 112 mulheres voluntárias.

nossa história
o brasileiras não se calam! foi criado em 2020 por mariana braz, e tinha como objetivo inicial apenas denunciar nas redes sociais as violências enfrentadas por mulheres brasileiras no exterior através de relatos anônimos das próprias mulheres. o engajamento da comunidade brasileira com o projeto foi tanto que, com poucos meses de existência, o projeto conseguiu reunir advogadas, psicólogas, professoras de idiomas, professoras de yoga, e gestoras de carreiras, que se voluntariaram para apoiar mulheres brasileiras imigrantes em diversos países de maneira gratuita durante a pandemia de covid-19. o trabalho realizado pelo projeto foi ganhando notoriedade e o brasileiras virou notícia em vários jornais e revistas de portugal, do brasil e do mundo, chegando a cada vez mais mulheres e desmistificando a vida no exterior, criando um espírito de coletividade, e conectando mulheres que precisavam de apoio e mulheres que tinham disponibilidade para apoiar. cada vez mais ativo politicamente, o projeto foi se juntando à outras organizações e projetos para colaborar com manifestos, documentos, denúncias e reinvindicações às autoridades, tornando-se uma voz ativa na luta por direito de pessoas imigrantes. no último ano, o projeto também passou a produzir um podcast aberto, onde conversa com mulheres brasileiras imigrantes em diversos países e com profissionais que trabalham em organizações que apoiam imigrantes, com o objetivo de compartilhar diversas realidades de imigração, informações e apoios disponíveis para nossa comunidade aqui fora. atualmente, o projeto continua compartilhando relatos enviado por mulheres nas redes sociais, desenvolvendo diversas atividades para mulheres brasileiras imigrantes, e produzindo o podcast. em 05 anos trabalhando juntas, temos conseguido promover um pouco de mudança social nas redes sociais ao dar visibilidade as violências enfrentadas por mulheres brasileiras pelo mundo, temos conseguido impactar positivamente as histórias de mulheres brasileiras imigrantes que já participaram das atividades promovidas pelo projeto e das mulheres que se tornaram voluntárias, e com o nosso podcast também temos conseguido compartilhar as trajetórias de diversas mulheres brasileiras imigrantes e informações sobre redes de apoio disponíveis para a nossa comunidade no exterior.

o projeto em números
em 05 anos de projeto apoiamos 324 Mulheres, em 10 países diferentes, com o apoio de 112 voluntárias.
