CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

Imigrar é um processo que traz novos desafios e que é diretamente influenciado por questões históricas, sociais e de gênero. Enquanto mulheres imigrantes de um país que foi colonizado, para além de enfrentarmos diferenças culturais, linguísticas e institucionais, precisamos ainda enfrentar diversas formas de violência decorrentes de falsos estereótipos criados com o objetivo de promover e legitimar tais violências contra um grupo específico de mulheres estrangeiras. Todas estas problemáticas têm um impacto direto em nossa saúde mental, e para conseguirmos ultrapassar estas questões e manter o nosso bem estar emocional é essencial estarmos fortalecidas e possuirmos estratégias assertivas para lidar com estas dificuldades.

O apoio de uma profissional que tenha a capacidade de acolher nossas demandas pessoais e de perceber como o contexto social e histórico influencia em nossa saúde mental aqui fora, para assim nos ajudar a construir nossas próprias ferramentas e estratégias para lidar com todas estas problemáticas, alinhadas com a nossa história de vida e com as nossas possibilidades, é essencial para que possamos manter o nosso bem estar emocional no processo de imigração. Só é possível ter resiliência para conseguir ressignificar nossas dificuldades e continuar lutando para alcançar nossos objetivos e resistindo em todos os espaços quando estamos bem mentalmente.

BENEFÍCIOS DO APOIO EMOCIONAL

desenvolvimento de estratégias mais assertivas

Desenvolvimento e utilização de estratégias mais assertivas
Conseguir desenvolver e utilizar estratégias mais assertivas para lidar com as múltiplas problemáticas que enfrentamos aqui fora pode evitar que essas problemáticas sejam ampliadas.

fortalecimento emocional

Maior estabilidade emocional
Quando estamos mais fortalecidas emocionalmente, o impacto de experiências negativas em nossas vidas pode ser menor.

bem estar emocional

Aumento do bem estar emocional
Imigrar é um processo repleto de desafios, e conseguir manter o bem estar emocional neste processo pode possibilitar que tenhámos uma experiência mais positiva.

MINHA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Mariana Braz

Sou imigrante há cinco anos, mestre em Psicologia Clínica, e tenho atuado com apoio emocional à mulheres imigrantes em diversos países, particularmente mulheres que vivenciaram assédio e discriminação motivados por sua raça, etnia, gênero e nacionalidade, e mulheres sobreviventes de violência doméstica. Por sentir falta de um espaço de acolhimento onde pudéssemos falar sobre nossas experiências, criei o Brasileiras Não Se Calam, projeto que tem como objetivo acolher mulheres brasileiras imigrantes, suas histórias, e suas dificuldades no processo de imigração enquanto mulheres que nasceram em um país que foi colonizado.

MISSÃO

Que possamos estar fortalecidas para construir e reconstruir nossas histórias em qualquer parte do mundo

Trabalho para promover uma sociedade onde mulheres imigrantes de países que foram colonizados estejam cada vez mais fortalecidas emocionalmente para ultrapassar as barreiras históricas e sociais que nos são colocadas e sigam lutando para alcançar seus objetivos onde quer que tenham decidido construir e reconstruir suas histórias.

A saúde mental também é um direito e uma forma de resistência.

AGENDE UM ATENDIMENTO

Agende um primeiro atendimento gratuito para conversarmos sobre seus objetivos, nossa disponibilidade e os valores das sessões.